Atividade 1.3 - Ler e Comentar no Fórum
As sereias do Ensino Eletrônico
Enviada por Patricia Moretti em 28/08/2014 às 15:56:04
Nós enquanto educadores, podemos estar usando de forma criativa os
meios tecnológicos de forma didática para sim revolucionar o ensino, para
tanto o professor deverá acompanhar estes novos métodos para que isso
ocorra de forma prazerosa.As mídias nos oferecem infinitas possibilidades
de atividades. "Que cantem, as sereias: a única educação que faz sentido
é a que nos faz mudar o mundo" e dar chances de escolha referente as mudanças
que podem ocorrer em melhoria a nossa educação, sendo que devemos ter a
consciência de mostrar o melhor caminho.
Atividade 2.3
Hipertexto
Enviada por Patricia Moretti em 25/07/2014 às 15:59:04
Hipertexto:É um termo que remete um texto não linear, é uma forma de embutirmos várias ideias em um texto que nos remete a um outro texto que pode ser em imagens, palavaras, sons tornando-se um conjunto de informações.
O que é Mandala:
Mandala significa círculo em palavra sânscrito. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia.
A mandala é uma espécie de yantra (instrumento, meio, emblema) que em diversas línguas da península indostânica significa círculo. Em rigor, mandalas são diagramasgeométricos rituais: alguns deles correspondem concretamente a determinado atributo divino e outros são a manifestação de certa forma de encantamento (mantra).
A sua antiguidade remonta pelo menos ao século VIII a.C. e são usadas como instrumentos de concentração e para atingir estados superiores de meditação (sobretudo no Tibete e no budismo japonês).
Durante muito tempo, a mandala foi usada como expressão artística e religiosa, através depinturas rupestres, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas thangkas tibetanas, nos rituais de cura e arte indígenas e na arte sacra de vários séculos.
No budismo, a mandala é um tipo de diagrama que simboliza uma mansão sagrada, o palácio de uma divindade. Geralmente, as mandalas são pintadas como thangkas e representadas em madeira ou metal ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma. Quando a mandala é feita com areia, logo após algumas cerimônias, a areia é jogada em um rio, para que as bênçãos se espalhem.
Carl Jung descreve as mandalas como quadros representativos ideais ou personificações ideais que se manifestam na psicoterapia, interpretando-as como símbolos da personalidade no processo da individualização.
Muitas pessoas fazem tatuagens de mandalas, sendo que diferentes mandalas têm diferentes padrões visuais que despertam sensações diferentes.
Atividade 2 – Curso Proinfo 2014
1.2PROFESSORA PATRICIA MORETTI
• Nesta atividade você devera assistir aos vídeos.
– 1) https://www.youtube.com/watch?v=txleZKamajE
– 2) https://www.youtube.com/watch?v=fh_bMGwY4lg
– 3) https://www.youtube.com/watch?v=r47dGUdrTfA
• Depois responder as seguintes questões:
– Quem sou como professor e aprendiz?
– O que é ser professor hoje?
– Quem sou eu (professor) nesse contexto?
• OBS: As repostas devem ser entregues pelo ambiente
e-proinfo.mec.gov.br até o prazo estipulado não
aceitarei depois do prazo ou por e-mail. Tenham
cuidado, pois uma vez postada a resposta não é
possível reenviá-la.
PERGUNTAS:
1. Quem sou como professor e aprendiz?
R: Vivemos num mundo globalizado e de grandes mudanças então cabe
ao professor desenvolver uma prática de diferentes formas de ensinar.
A produção do saber deverá ser vista com compromisso profissional e
respeito aos sistemas culturais. Ser professor é ser um eterno aprendiz.
Como o Sr. Antonio Nonoa expõe é difícil ser professor hoje devido à
grande complexidade, pois além do conhecimento, temos que lidar com
as questões sociais e as tecnologias que para mim vem como um suporte a
mais para nos auxiliar em sala de aula.
“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me
insere na busca, não aprendo nem ensino.” (Paulo Freire)
2. O que é ser professor hoje?
R: Como mediador da aprendizagem participamos ativamente no processo
de crescimento do aluno, por este motivo penso que ser professor é uma
tarefa difícil, mas ao mesmo é prazerosa. Professor é um ser pesquisador
e um reconstrutor do conhecimento, precisa-se refletir muito nos
conteúdos que se passa, pois a sociedade cobra muito do professor.
3. Quem sou eu (professor) nesse contexto?
R: Como professora procuro me alimentar do conhecimento, apesar de
algumas dificuldades que encontramos, procuro trabalhar com diversas
mídias, usar como uma ferramenta a mais no meio escolar. Vejo também
que principalmente temos que estar abertas a novos conhecimentos de
aprendizagens principalmente na área da tecnologia para elaborar uma
aula inovadora e dinâmica. Criar novos objetivos e saber reciclar para sim
poder atender as necessidades da sociedade que vem exigindo cada vez
Professora PATRICIA
MORETTI
Trabalho curso - PROINFO
HIPERTEXTO:
Romero Francisco da Silva Britto, nasceu em 06 de
outubro de 1963, Recife, Pernambuco Filho de
Maria de Lourdes Marques Dos Santos e de Rosimiro da Silva Britto, começou sua
carreira aos 14 anos de idade, mais seus desenhos e pinturas feitas em papel,
papelão, cartolinas deu início aos 8 anos de idade, mostrando seu interesse e
talento pelas artes plásticas. Atualmente é um dos mais premiados artistas
brasileiros. Ele criou suas obras de arte com um sonho de invocar o espírito de
esperança, alegria e assim transmitir uma sensação de aconchego. Suas obras são
chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”. Embora
bem-intencionado, os resultados estéticos são bastante discutíveis (isto na
opinião de alguns), pois, analisando suas obras com olhar crítico e imparcial,
o que encontramos é uma diluição repetitiva e pouco original dos pressupostos
da pop art como preconizados por Andy Warhol e Robert Rauschenberg, aos quais mistura certos estilísticos
típicos da arte gráfica das história em
quadrinhos. A diluição fortalece essa arte inovadora, é que se propõe Romero,
instigar a arte com a alegria das cores maravilhosas de suas obras.
Romero Britto, vem de uma família de 9 irmãos é irmãs. É casado com a
norte-americana Cheryl Ann Britto, com quem tem um filho, Brendan Britto. Desde
1989 mora em Miami, na Flórida, Estados Unidos.
Professora: PATRICIA MORETTI
Título: Término da
atividade:
Atividade 1.1 Leitura e Produção de Texto –
A
Sociedade da Aprendizagem
Descrição:Produzir um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Procurar uma forma de debater as questões propostas para reflexão com um(a) colega e registrar de forma sintética as principais conclusões.
Descrição:Produzir um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Procurar uma forma de debater as questões propostas para reflexão com um(a) colega e registrar de forma sintética as principais conclusões.
AS TECNOLÓGIAS NA EDUCAÇÃO
Com as expressivas
mudanças ocorridas na nossa sociedade, conclui-se que a educação necessita
acompanhar a criação das novas tecnologias.
O professor então sentiu
a necessidade de se atualizar devido à cobrança de seu aluno em sala de aula
para poder compreender seu desempenho escolar. Pois este processo que estamos
passando no dia a dia nos enquanto educadores temos o dever de exigir cada vez
mais de nos mesmos devido a este grande avanço tecnológico. Desta forma
observamos que cada vez mais as crianças estão imersas no mundo tecnológico,
nos professores devemos nos familiarizar com sua realidade para utilizar novos
métodos de aprendizagem conforme a turma exige e que se faz necessário.
As crianças da geração
tecnológica, já crescem inseridas nas tecnologias, por isso desenvolvem certas
habilidades com maior rapidez e agilidade que os outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário