Aluna Ana Paula
Aluna Gabriela - 5° ano |
Aluno Douglas
Mandala
Objetivo: Ressaltar o valor da arte no desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem instigando o conhecimento de diversificadas manifestações culturais expressas artisticamente.
O que é MANDALA??
O que é Mandala:
Mandala significa círculo em palavra sânscrito. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia.
A mandala é uma espécie de yantra (instrumento, meio, emblema) que em diversas línguas da península indostânica significa círculo. Em rigor, mandalas sãodiagramas geométricos rituais: alguns deles correspondem concretamente a determinado atributo divino e outros são a manifestação de certa forma de encantamento (mantra).
A sua antiguidade remonta pelo menos ao século VIII a.C. e são usadas como instrumentos de concentração e para atingir estados superiores de meditação (sobretudo no Tibete e no budismo japonês).
Durante muito tempo, a mandala foi usada como expressão artística e religiosa, através depinturas rupestres, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas thangkas tibetanas, nos rituais de cura e arte indígenas e na arte sacra de vários séculos.
No budismo, a mandala é um tipo de diagrama que simboliza uma mansão sagrada, o palácio de uma divindade. Geralmente, as mandalas são pintadas como thangkas e representadas em madeira ou metal ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma. Quando a mandala é feita com areia, logo após algumas cerimônias, a areia é jogada em um rio, para que as bênçãos se espalhem.
Carl Jung descreve as mandalas como quadros representativos ideais ou personificações ideais que se manifestam na psicoterapia, interpretando-as como símbolos da personalidade no processo da individualização.
Muitas pessoas fazem tatuagens de mandalas, sendo que diferentes mandalas têm diferentes padrões visuais que despertam sensações diferentes.
Festa Junina
Experiência com sementes
Relacionado ao PROJETO - Horta Escolar e a Gastronomia
Materiais: copo plástico, semente, água e algodão. Umedecer o algodão e cuidar alguns dias e a semente irá brotar.
“O contato com a terra no preparo dos
canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem,
o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado –
regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas com o uso da borra de
café ou plantio de coentro, o exercício da paciência e perseverança até que a
natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e
legumes viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços
da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades”.
PESQUISA REALIZADA COM O APOIO DA PROFESSORA DE INFORMÁTICA
Cada aluno construiu uma ficha técnica e desenhou/pintou
Aluno GABRIEL
FICHA TÉCNICA
Desenho e Pintura
Aluno Anderson C.
Aluna PÂMELA
Aluno ANDERSON S.
Aluno EDINEI
ObraAtividade realizada para o concurso de desenho com o seguinte tema: NATUREZA
|
gostei muito desses quadros valeu apena ter aula com você prof pati pamela
ResponderExcluir